2º ano

Projetos desenvolvidos em 2011 com os alunos do 2º ano:

  • Conhecendo o Computador - Iniciação a Informática Educativa - Duração: 14/02 a 20/05
  • O Lúdico na Alfabetização - Início 23/05...
      * 1ª aula 23/05 a 27/05

     Nesta aula você irá realizar uma viagem espacial e conhecer outros planetas muito diferentes do nosso planeta Terra. Nesta viagem você terá que cumprir as tarefas pedidas para poder continuar a viagem, mas não é só isso, ao se divertir irá também se alfabetizar. Hoje você irá escolher o bilhete correto, irá arrumar sua mala para conhecer e realizar as atividades do primeiro planeta a ser visitado.
     Venha para essa divertida viagem e aprenda muito! É só clicar na imagem e boa viagem!!!

    
  * 2ª aula 30/05 a 03/06

     Nesta semana você continuará nossa viagem pelo espaço, mas só que desta vez terá que visitar o segundo planeta e realizar suas atividades de formar palvrinhas com as sílabas dadas e completar as palavras com as sílabas que estão faltando. Boa sorte!!! 



* 3ª aula 06/06 a 10/06

      Hoje você irá realizar atividades sobre as letras do alfabeto. Você já conhece todas?
      Na primeira atividade - Alfabeto em Português I, você terá que identificar qual figura inicia com a letra apresentada, clicando sobre a imagem e arrastando-a até o quadro branco.


      Na segunda atividade você deverá clicar sobre as vogais que estão faltando para completar as palavras e no final clicar somente sobre os palhaços que possuem vogais.


      Para finalizar nossa aula de hoje sobre as letras do alfabeto, realize mais esssa atividade clicando sobre o desenho que comece com a letra indicada na placa.




* 4ª aula 13/06 a 17/06

      Na aula de hoje você vai  testar seus conhecimentos sobre as letras do alfabeto.
      Vamos começar pelo jogo mais simples, tendo que passar pelo nível 1 onde terá que reconher apenas as vogais, chegando no nível 2 onde terá que reconhecer as consoantes e no nível 3 tendo que reconhecer as vogais e consoantes nas palavras.


      No próximo jogo você terá que clicar sobre a imagem que comece com a letra apresentada.


      Agora vamos complicar um pouquinho? Você terá que completar as palavras com as vogais e depois com as consoantes que faltam.


* 5ª aula 20/06 a 22/06

      Hoje vamos brincar e aprender mais um pouco com jogos sobre as letras do alfabeto!
      No primeiro jogo - Jogo das Vogais, irá mostrar uma figura que o nome comece com alguma vogal para completar, então você clicará na vogal e ele ira completar a palavra.


      No segundo jogo - Vogais e Consoantes, irá mostrar uma palavra e você terá que contar e pintar as vogais de uma cor e as consoantes de outra.


       Para finalizar, vamos jogar um BINGO DE LETRAS?
       No jogo do Bingo, o jogo irá falar letras e você terá que marcar as letras que possui em seu cartão do bingo. Bom jogo!!!
      
* 6ª aula 27/06 a 30/06

        Você está indo muito bem na aprendizagem do alfabeto, então vamos continuar?!
        No jogo - Alfabeto Animal, você deverá observar a imagem do animal, e escolher a letra que falta para completar o nome, após escolher clique na letra correspondente para completar a palavra.


       Você é mesmo fera! Então que tal treinar sua leitura no Jogo dos Animais II?
       Nesta atividade você terá que ler o nome do animal que aparece na tela e encontrar o desenho que corresponda a palavra, mas tome cuidado com o tempo, você deve encontrar antes do seu tempo acabar.


       Agora chegou o momento de você testar sua atenção neste divertido jogo de encontrar as letras. Você deve encontrar as letras do alfabeto que estão escondidas na floresta, entre as plantas e animais.
       Atenção, pois elas estão bem escondidas!


  
* 7ª aula 25/07 a 29/07

       Chegou a festa junina no nosso blog! Vamos nos divertir!!!


         Na primeira atividade, você terá que encontrar no caça-palavras os nomes das guloseimas típicas da Festa Junina. Boa sorte!!!


         Agora ligue as pipoquinhas de acordo com a ordem crescente dos números e veja uma cena legal que acontece nas Festas Juninas.


         Deixe esses caipirinhas bem coloridos e bonitos para a festa!


          Que tal escolher uma roupa bem legal para as crianças dançarem quadrilha?



* 8ª aula 01/08 a 05/08

         Nas atividades de hoje vamos aprender a escrever algumas palavrinhas e também vamos contar para aprender os numerais. Então boa sorte e vamos começar!
         Na primeira atividade, você deve clicar sobre as letrinhas para estourar as bolhas de sabão e formar o nome da imagem que o Ariê está pensando.


           Na segunda atividade, você deve arrastar as letrinhas para formar o nome das figuras. Cuidado! As letras estão embaralhadas e não pode sobrar nem faltar letrinhas!


         Para finalizar, vamos contar o número de objetos que aparecem e clicar sobre o numeral correspondente, cada número correto nosso amiguinho jacaré ganha um biscoito para comer.



* 9ª aula 08/08 a 12/08

          Na aula de hoje vamos realizar atividades de alfabetização do software educativo chamado SEBRAN. Você pode instalá-lo em seu computador clicando sobre a imagem abaixo.


         Primeira atividade - Primeira Letra: Clique sobre a letra inicial da imagem apresentada.


          Segunda atividade - Aponte a Figura: Clique sobre a imagem que representa a palavra.

         
          Terceira atividade - Memória de Palavras: Clique sobre duas cartas e encontre os pares - desenho/palavra.


         Quarta atividade- Chuva de Letras: Encontre no teclado e digite a letra que está caindo antes que ela caia.


* 10ª aula 15/08 a 19/08

         As atividades desta aula irão explorar o conhecimentos dos alunos em relação às letras e números.

         Primeira atividade – Maior e Menor da Selva - Estamos dentro da selva e vamos descobrir quais são os maiores e os menores animais. Girafa, rinoceronte e onça são alguns dos animais que vamos encontrar no nosso caminho, mas não se preocupem, eles são nossos amigos e vão brincar de esconde-esconde conosco! Leia a frase e clique sobre o que está sendo pedido.


         Na segunda atividade Zoo Louco - Os animais fugiram da reserva florestal e não podem chegar até a cidade. Nossa missão é encontrar todos os macacos, leões e zebras e ajudar o guarda a contar todos os animais que correm pela floresta.


         Na terceira atividade, você deve observar o nome dos animais e depois arrastar o nome deles para a posição correta dentro da caixa de letras que forma o caça-palavras.


* 11ª aula 22/08 a 26/08

          No jogo Sílabas, você deve clicar sobre a figura que se inicia com a sílaba mostrada na tela.

         No jogo Ditado, você deve ligar o som, escutar o nome da figura e em seguida digitar corretamente seu nome.



* 12ª aula 29/08 a 02/09

         Na atividade - Ditado, você deve escutar o nome da figura mostrada e digitar seu nome utilizando as letras do teclado. Após o ditado,  pode jogar um divertido caça-palavras.  
  
                                                       

         No jogo - Fábrica de Palavras, você terá que completar a palavra clicando sobre a opção de letra correta. Preste atenção!


* 13ª aula 05/09 a 09/09

          Nesta semana, a pedido dos alunos repetiremos o jogo - Fábrica de Palavras, pois foi um jogo muito legal e que os alunos não conseguiram passar por todas as fases por falta de tempo.
         No jogo - Fábrica de Palavras, você terá que completar a palavra clicando sobre a opção de letra correta. Preste atenção!

      
       Na atividade Jogo da Palavras - escute o nome da imagem apresentada e clique sobre as letras corretas para formar seu nome.


* 14ª aula 12/09 a 16/09

        Atividades do GCompris: A Letra Desaparecida, Nome da Imagem, Prática de leitura, prática de Leitura na Horizontal.
        Para instalar o GCompris, clique sobre a imagem e faça o download.


* 15ª aula 19/09 a 23/09

        Para as duas primeiras atividades de hoje, faça o download clicando na imagem abaixo.


        No jogo - Lacuna de Letras - Arraste as letras para o espaço correspondente, formando assim o nome da imagem que está na moldura.



         Na atividade - Lacuna de Sílabas - Arraste as sílabas para os espaços correspondentes, formando assim, o nome da figura ilustrada na moldura


         Para finalizar, realize a atividade - Liga Objetos, nesta ótima atividade de alfabetização, você deve relacionar o objeto com a inicial de seu nome, através do movimento de clicar e arrastar a letra até o objeto.


  
* 16ª aula 26/09 a 30/09

        Neste site que vamos conhecer hoje, há muitas atividades interessantes de alfabetização.
        As atividades são:
  • Atividade 1: Qual o meu nome?
  • Atividade 2: Qual o meu nome?
  • Atividade 3: Completar a letra inicial para formar o nome do animal.
  • Atividade 4: Completar a letra final para formar o nome do animal.
  • Atividade 5: Procurar no teclado a letra certa do alfabeto.
  • Atividade 6: Cruzadinha dos animais.
        Então vamos começar?!
        Bom trabalho!!!


         Agora vamos brincar de montar palavrinhas com as letras disponíveis?!



* 17ª aula 03/10 a 07/10

         Utilize o Tux Paint e faça um lindo desenho com mensagens para sua professora em comemoração ao dia professor. Os desenhos serão impressos e dados de presente a sua professora.
         Se você ainda não tem o Tux Paint instalado em seu computador, clique sobre a imagem e faça a instalação deste divertido software de criação de desenhos.

    
10/10 e 11/10 -   Atividade extra-classe em comemoração ao Dia das Crianças.

* 18ª aula 24/10 a 28/10

       Na aula de hoje vamos nos divertir com os jogos de agilidade com o mouse e o teclado e ao mesmo tempo vamos aprender as letras e a escrita de palavras.
        Na primeira atividade, você deve clicar sobre as joaninhas em movimento de acordo com a ordem das letras do alfabeto. Atenção para não clicar na joaninha com a letra errada!!!


       Na segunda atividade - Labirinto das Palavras, movimente-se com as setas do teclado no labirinto para capturar as letras e formar as palavras.


       Na terceira atividade - Caça-letras, você deve movimentar o garoto com o balão de forma que ele consiga capturar as letras das palavras.


* 19ª aula 31/10 a 04/11

         Na aula de hoje vamos utilizar os nomes dos animais para aprender a escrever e ler.
         No Jogo dos Animais, você deve juntar as peças para montar o quebra-cabeças e formar a imagem e o nome do animal.


         No Jogo Detonando os Erros (Animais), você terá que escolher um animal, ler o seu nome e clicar sobre a sílaba que demonstra algum tipo de erro. Fique atento!!!


         No jogo Sopa de Letras, você deve ler e encontrar os nomes dos animais no caça-palavras.

  
* 20ª aula 07/11 a 11/11

Na aula de hoje, vamos realizar a atividade Ler é uma Brincadeira, você deve escolher a história, ouví-la e para continuar nas páginas seguintes você deve completar o que está faltando. As três histórias que vamos ler, são:
  • O Navio Pirata
  • A Princesa e o Dragão
  • O Elefante que faz Yoga

         Mostre que você é bom no jogo da forca, use seu raciocínio, seu conhecimento e descubra as palavras ocultas.


* 21ª aula 14/11 a 18/11

        Hoje vamos nos divertir e escrever palavras com o jogo Roda a Roda, use seu raciocínio e descubra quais são as palavras.


* 22ª aula 21/11 a 25/11
       
        Nas atividades desta semana vamos brincar com o alfabeto e com a escrita das palavras.
        Na primeira atividade - Alfabeto, você deve clicar sobre as letras, respeitando a ordem do alfabeto até que todas as letras desapareçam.


         Na segunda atividade - Forme Palavras, você deve clicar sobre a letra e arrastá-la de modo que se forme o nome da figura.


         Na terceira atividade - Figura Nome, você deve clicar sobre a palavra e arrastá-la até seu desenho correspondente.


         Na última atividade - Associação, arraste o objeto até seu nome correspondente, montando o quebra-cabeça.



* 23ª aula 28/11 a 02/12

          VAMOS COMEÇAR A NOS PREPARAR PARA O NATAL?!

        Você sabe qual o motivo de comemorarmos o Natal?
        Foi nesse dia em uma simples manjedoura que Jesus nasceu, que Ele possa nascer em seu coração também!!!


Enfeite a árvore de Natal, deixando-a bem linda!


Ajude o Papai Noel encontrar o presente que cada criança quer ganhar.


Encontre os pares de presentes iguais, neste divertido jogo da memória.




* 24ª aula 05/12 a 09/12



Observe o bolo ao lado e monte um bolo de Natal com os mesmos ingredientes.


O Papai Noel ficou gripado e precisa de sua ajuda.
Entregue os presentes de Natal antes que as crianças comecem a chorar!


Vamos colorir os desenhos de Natal?


* 25ª aula 12/12 a 16/12



Monte sua árvore de Natal. Capriche!!!


Que tal escolher o figurino para a Mamãe Noel?


Encontre os pares iguais neste Jogo da Memória do Natal.




Um comentário:

  1. Oi, Mirella! Tenho seu blogger na minha barra de favoritos. Hoje tornei-me uma das suas seguidoras. Trabalho com alfabetização e já há uns seis anos uso a informática para ajudar na aprendizagem das minhas turmas. Algumas atividades que você postou aqui, já utilizei em minhas aulas. Uma pena que alguns links não estão funcionando, não sei se você percebeu isso. Mas encontrei muitos que ainda não conhecia. Obrigada pelas dicas que você deu... Gostaria de convidá-la para participar do grupo de professores virtuais do Blog http://blogjonathancruz.blogspot.com/2011/10/professores-virtuais.html e assim divulgar seu blog no meio de outros professores e também compartilhar experiências. Um abraço, Iara

    ResponderExcluir